Presidente Lula lidera corrida eleitoral para 2026; cenários com Moro, Zema e Ratinho são favoráveis a presidente

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue aprovado pela maioria da população, segundo levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (13).

A gestão do petista tem aprovação de 51,6%, enquanto 43,7% desaprovam e 4,7% não souberam opinar. Os números mostram uma piora na percepção do desempenho da administração federal. Em pesquisa publicada pelo instituto em maio, Lula tinha aprovação de 51,1% e reprovação de 39,4%.

Em relação a avaliação, o trabalho do governo Lula 3 é ótimo para 13% dos entrevistados e bom para 25,2%. 25,7% consideram o governo regular, enquanto 8% acham ruim e 27,1% péssima. O número daqueles que não sabe ou não opinaram representa 1%.

A pesquisa também mediu a expectativa em relação à administração de Lula. Para 28,4% o governo está se saindo melhor que o esperado, enquanto 38,2% acham que está dentro das expectativas. Já 31,3% das pessoas acreditam que o governo está pior do que elas esperavam.

Em relação ao governo anterior de Jair Bolsonaro, o presidente Lula segue sendo considerado melhor que seu antecessor. Para 46,8% dos entrevistados, o governo Lula é melhor do que o de Bolsonaro. Já 37,9% acham que Bolsonaro foi melhor presidente do que Lula em seu terceiro mandato. Outros 12,7% dizem que os dois governos são iguais, e 2,6% afirmaram não saber ou não opinaram.

Um outro trecho do levantamento realizado pela Paraná Pesquisas foi divulgado pela revista Veja na edição que foi às bancas nesta sexta. O instituto perguntou às pessoas sobre a situação financeira no governo atual e no anterior. Para 30,5%, a situação financeira melhorou nesses nove meses de terceiro mandato de Lula, e outros 27% dizem que piorou em relação à presidência de Bolsonaro. Para 41%, a situação financeira pessoal ficou agora como estava antes.

Sobre as promessas feitas na campanha eleitoral de 2022, o levantamento do Paraná Pesquisas apurou que 52,7% consideram que nesses primeiro nove meses, o presidente Lula não cumpriu com o prometido. Para 47,3%, Lula cumpriu com o que prometeu durante a campanha.

Perguntados pelo Instituto Paraná Pesquisas a respeito das áreas que em Lula teria tido melhor desempenho neste início de terceiro mandato, a maior parcela dos entrevistados (28,5%) disse “nenhuma”. Depois, na ordem de preferência, vem os seguintes setores: assistência social (13,9%), relações internacionais (12,8%), economia (11,4%), saúde (7,1%), e outras citações, com 15,5%. Responderam “todas” 1,4% dos entrevistados, e 9,5% disseram não saber ou não responderam.

Ao serem questionados sobre as áreas em que o governo Lula teria tido pior desempenho em 2023, o item “segurança” foi o mais citado (22,9%). Os que vêm na sequência como os de pior desempenho são economia (20,3%), saúde (16,9%), educação (7,9%), e 12,8% citaram outras áreas. Outros 6,5% disseram não ver nenhuma área do governo com desempenho ruim, e 3,4% foram na direção contrária, afirmando que “todas” as áreas do governo teriam mal desempenho.

Para a realização da foram entrevistados 2020 eleitores de forma presencial em 26 Estados e Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro de 2023, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas. Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais. Com informações do Bahia Notícias