O transplante de coração feito no apresentador Fausto Silva completa um mês nesta quarta (27). O procedimento aconteceu em 27 de agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após agravamento de um quadro de insuficiência cardíaca. E um detalhe que chamou atenção na ocasião foi comentado agora pelo cardiologista responsável: a duração de apenas 2 horas e 30 minutos.
O médico Fernando Bacal, em entrevista ao portal Uol, explicou que o tempo curto do transplante realizado em Faustão é mais comum do que se imagina. ”É muito mais o tempo do implante, propriamente dito, que são as anastomoses [ligação entre artérias], que a gente fala onde faz as suturas [conjunto de manobras realizadas para unir tecidos] do coração novo”, disse.
Já o processo todo pode demorar cerca de seis horas. ”Tem todo o processo de abertura, de fechamento, o osso para você poder operar o coração, você tem que serrar o osso, que é o osso externo, depois fazer os fechamentos com os grampos, os fios metálicos…”, completou.
O cardiologista Fernando Bacal é diretor do Núcleo de Transplantes do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) e coordenador do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante- Hospital Israelita Albert Einstein. Ele é um dos médicos que acompanham Fausto Silva.