A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, realizou, no auditório do Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, na tarde de terça-feira (12) a solenidade de formação dos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente, que busca fortalecer o Sistema Único de Saúde, em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população. Estiveram presentes, o secretário de Saúde, Marlon Pereira; a gestora da Atenção Básica, Marisna Santana Gonçalves; a gestora da Vigilância em Saúde, Francielle Cardoso; a representante dos preceptores do curso, Carla Requião; a representante dos Agentes Comunitários de Saúde, Maricelma de Jesus Santos; a representante dos Agentes de Combate à Endemias, Simone Pires; o representante do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (SINDACS/ACE), Silvino Rodrigues Tomaz; além dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) que realizaram o curso.
Aferição da pressão arterial, de temperatura, medição de glicemia capilar, o uso de oxímetro para verificação de frequência cardíaca e saturação de oxigênio fazem parte de nova formação técnica voltada a agentes comunitários de saúde. A partir do programa Saúde com Agente, tais atividades passam a fazer parte da rotina desses profissionais. A iniciativa conta com investimento do Ministério da Saúde e é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O curso, que tem o objetivo a capacitação para melhorias na qualidade e na resolutividade da Atenção Básica, ocorre em nível nacional.
Para o secretário de Saúde, Marlon Pereira, a formação teórica e técnica desses agentes é muito importante e vai habilitá-los a atuar na identificação, prevenção e controle das doenças, bem como contribuir para a melhora dos indicadores de saúde.
”Acredito que, por meio dessa formação, os nossos ACE e ACS, que já executam um grande trabalho, nas visitas domiciliares e em contato com os moradores nas suas casas, passarão a desempenhar uma ação ainda mais pontual. Com a participação desses profissionais, estaremos aprimorando e fortalecendo a Atenção Primária à Saúde, melhorando o atendimento de Saúde que é prestado à nossa população.”, afirmou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.