O deputado Euclides Fernandes (PT) apresentou projeto de resolução propondo a concessão da Comenda 2 de Julho ao ex-governador César Borges. O parlamentar explica que a medalha ‘é uma honraria de grande prestígio concedida a personalidades que se destacam em suas trajetórias de atuação em prol do desenvolvimento e bem-estar da Bahia” e que, o ex-governador satisfaz plenamente o critério, sendo “um político exemplar que dedicou sua carreira a causas nobres e relevantes para o Estado”.
Filho de Waldomiro Borges de Souza e Judith Rabello Borges, o homenageado nasceu no município de Salvador e foi registrado em Jequié, onde viveu sua infância e adolescência. César Borges é graduado em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde também teve a oportunidade de ser professor.
Em relação à trajetória política, César Borges se elegeu inicialmente como deputado estadual, momento em ”que demonstrou notável compromisso com o progresso social, econômico e cultural da Bahia”, com atuações de destaque na presidência das comissões de Agricultura e Política Rural (1987-1989),CPI da Companhia de Navegação Baiana (1987-1988) e vice-presidente das seguintes comissões: Constituição e Justiça (1989), Educação, Esporte e Serviço Público (1988), além de tantas outras atividades legislativas.
”Sua dedicação incansável e visão estratégica foram fundamentais para a implementação de políticas públicas que promoveram melhorias significativas nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e geração de emprego e renda”, disse. Neste sentido, merece destaque que o homenageado também fora eleito ao cargo de vice-governador da Bahia nas eleições de 1994, e no ano de 1998 logrou êxito para o cardo de governador, com 69,9% dos votos válidos.
”Salientamos que, no comando do Poder Executivo baiano, César Borges implementou grandes políticas públicas, ganhando destaque o fomento da cultura como fator econômico que ajudou a alavancar a Bahia, a exemplo da reconstrução do Centro Histórico de Salvador e da criação do Programa FazCultura. Não poderíamos olvidar que César Borges também fora eleito para o cargo de senador da República, onde representou os interesses da Bahia pelo período de 2003 até 2011, de forma digna e competente contribuindo para elevar a imagem e relevância do Estado no contexto nacional e internacional”.