Uma influenciadora digital conhecida como ”Gringa” foi flagrada realizando manobras radicais e perigosas com um carro de luxo na praia de Taípe, em Arraial d’Ajduda, em Porto Seguro, na região da Costa do Descobrimento, na tarde deste domingo (9). Ela chegou a publicar um vídeo do ”test-drive” da Range Rover Evoque radical na praia, comemorando a experiência de dirigir na areia, mas após uma repercussão negativa, ela apagou os posts.
As informações são do site Radar News, parceiro do Bahia Notícias. É proibida por lei a circulação de veículos nas praias de Porto Seguro. Antes das postagens serem apagadas, usuários fizeram prints. O veículo passou bem próximo a banhistas e clientes de barracas. Nas imagens, barraqueiros aparecem indignados, gesticulando contra o carro. No final da tarde, o carro atolou e foi necessária a ajuda de um trator.
A praia onde o ato foi praticado é local de desova de tartarugas. A influenciadora que conta com mais de 60 mil seguidores no instagram alegou, ao Radar News, que não deveria ter entrado com o carro na praia, mas alegou já ter visto vários turistas fazerem isso sem virar notícia.
O ato foi repudiado nas redes sociais pelo vereador Parracho, autor do projeto que resultou na Lei Municipal nº 1616, de março de 2021, que proíbe entrada, permanência e circulação de veículos automotores nas praias de Porto Seguro, sob multa de R$ 1.200 e apreensão do veículo.
O edil disse também que, além de colocar pessoas em risco, esse ato aumenta o risco de grande dano ambiental na praia que é monitorada pelo Projeto Coral Vivo. A autarquia responsável pelo trânsito de Porto Seguro, Portran (Porto Trânsito), alegou que este caso compete á Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Essa pasta informou que só será possível fazer algo após a condutora ser identificada, o que ainda não aconteceu.