Os atendimentos oncológicos de alta complexidade, inicialmente aprovados para o Hospital Santa Helena, serão realizados no Hospital Geral Prado Valadares, provavelmente a partir do próximo mês de agosto. A informação veio a público na quarta-feira (05), através do Site Bahia Notícias, que cobrou um posicionamento da Sesab no momento em que preparava uma reportagem oriunda do Blog Marcos Frahm abordando sobre a resposta do Ministério da Saúde ao oficio encaminhado pelo deputado federal Leur Lomanto Jr. a respeito da implantação da Unacon pleiteada pelo Santa Helena. Segundo o governo federal o pedido foi indeferido atendendo uma solicitação da Sesab.
Diante desse novo cenário ficou acertado que a instalação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) será no Prado Valadares, considerado uma unidade de referência regional e que, segundo o governo estadual, possui habilitação do Ministério da Saúde para urgências e serviços de alta complexidade. O argumento é que o HSH não conseguiu a devida adequação para atender os requisitos necessários para a habilitação do Ministério da Saúde.
Assim sendo, diante do impasse a Sesab decidiu ofertar serviços de quimioterapia, cirurgia oncológica, consultas especializadas, bem como cuidados paliativos no HGPV, devendo os atendimentos serem iniciados dentro de 45 dias.
A implantação de uma Unacon em Jequié movimentou a sociedade civil nos últimos meses na região, com audiências públicos e outras atividades visando cobrar agilidade do governo na tomada de uma decisão diante do sofrimento das vítimas de câncer que são obrigadas a percorrer grandes distâncias em busca de asssitência. *por Souza Andrade