Com alegria, irreverência, reencontros de amigos, a presença de diversos elementos típicos de festa junina, que integram a decoração alusiva aos festejos, transformando a área central da Cidade Sol, Jequié respira a tradição do São João, que começou, oficialmente, nesta quinta-feira (22). Este ano, compondo a cenografia desenvolvida para levar ao público as referências artísticas e culturais do São João, a área interna da Praça Rui Barbosa ganhou uma cidade cenográfica, com adereços, bandeirolas, balões e os personagens tradicionais advindos da cultura nordestina, além de diversos espaços instagramáveis.
O palco recebeu o nome do comunicador, artista e mobilizador cultural, Romilson Pimentel, carinhosamente chamado de Roma Som, falecido em novembro passado. A Vila Junina é animada por shows, apresentações de orquestra, teatro, quadrilhas juninas, grupos de dança, concursos juninos, entre outras. No palco principal, montado na Praça da Bandeira, a programação teve início nesta noite, com show de Rosy Banda.
A partir das 22h, quem subiu ao palco foi o forrozeiro Adelmário Coelho e a partir de 00h o show mais esperado da primeira noite, o sertanejo Eduardo Costa e o Trio Forró + Eu encerra as apresentações
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, toda a programação foi pensada para um espaço destinado às famílias, com um roteiro de artistas e cantores bastante diversificados, preservando o autêntico forró pé de serra, ao citar Adelmário, Chambinho e Dorgival Dantas, que também constam na programação da festa.
Em comparação com a edição anterior, 2022, mudanças foram pela Prefeitura no circuito da festa, objetivando reforçar a estrutura com a ampliação da área de alimentação, instalação de oito torres de deley, equipamentos que serão utilizados até o próximo domingo (25) para transmissão de som e imagens captadas do palco, o que vai facilitar para os foliões o acompanhamento das apresentações na Praça da Bandeira.