Em dez minutos, o transporte aeromédico realizado pelo Guardião 5 do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia auxiliou no resgate de Valdemir Maciel Silva, 60 anos, vítima de um possível AVC, com paralisia que atingiu o lado direito do corpo, na terça-feira (13). Idoso estava internado na Unidade de Saúde da Família (USF) de Ilha de Maré.
O helicóptero decolou rapidamente comandado pelo capitão Edson Pereira Suzart Segundo, após o acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Um profissional de saúde acompanhou o voo para realização do transporte do paciente em segurança.
Segundo o oficial, por ser uma região de difícil acesso, a aeronave pousou em uma praia que estava com maré baixa, próximo à USF, onde o paciente foi embarcado e, em seguida, levado para o Hospital do Subúrbio.
”O transporte rápido foi fundamental para os cuidados com o paciente, pois foi realizado em apenas 10 minutos. Com uma lancha, por exemplo, o socorro demoraria mais ou menos uma hora e meia”, contou o capitão Segundo.