Estudantes de pós-graduação da Uefs morrem em grave acidente entre carro e caminhão-tanque na BR-242

O acidente aconteceu na noite da última quinta-feira. Foto: Acorda Cidade

Cinco estudantes do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. (Profciamb) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) morreram em um grave acidente na BR-242, na região da cidade de Lajedinho, na noite de quinta-feira (18). Todas as vítimas ocupavam um veículo Fiat Cronos que colidiu frontalmente contra um caminhão-tanque carregado de óleo vegetal.

Conforme apurado pelo Acorda Cidade junto a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas foram identificadas como Marcos de Oliveira Silva; Raony Chaves Fernandes; Carolina Silva do Amor Divino; Cíntia de Souza França e Jares Medeiros Gonçalves. O motorista do caminhão não teve ferimentos graves.

Alguns destes estudantes de pós-graduação também trabalhavam como professores. Ainda segundo a PRF, quatro vítimas morreram no local e a quinta durante o socorro. O acidente foi provocado por uma ultrapassagem proibida. O veículo ficou completamente destruído. Os jovens estavam indo para o Campus Avançado da Chapada Diamantina, em Lençóis.

Luto oficial

A Reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana, Amali de Angelis Mussi, decretou luto oficial de três dias. A universidade também divulgou a seguinte nota de pesar:

NOTA DE PESAR

É com extremo pesar que a Universidade Estadual de Feira de Santana toma conhecimento do falecimento dos estudantes Cíntia de Souza França, Carolina Silva do Amor Divino, Raony Chaves Fernandes, Marcos de Oliveira Silva, Jares Medeiros Gonçalves, vítimas de um trágico acidente ocorrido na noite de 18 de maio de 2023 na BR 242, próximo ao município de Itaberaba. Os alunos e alunas fazem parte do Proficiamb-Uefs, campus Chapada Diamantina.

Mesmo diante da consternação, a Administração Central da Uefs juntamente com a coordenação do Proficiamb está mobilizada para que possa se prestar às familias dos estudantes, todo acolhimento e cuidado necessários diante desta dolorosa fatalidade.

Não há palavras que se revertam em consolo neste momento. A Uefs abraça com solidariedade e afeto todas as famílias, amigos, colegas, professores e todos e todas que neste momento sentem cada uma destas perdas.