A atenção à saúde de pessoas com doenças crônicas é um desafio ininterrupto tanto para os trabalhadores da saúde, quanto para os familiares que vivenciam no dia a dia as demandas e o processo saúde-doença de um ente querido. Para tornar o atendimento mais acessível a vereadora Professora Cida propôs, na Câmara Municipal de Jequié, que o governo estude a possibilidade de implantar no Hospital Geral Prado Valadares o Centro de Referência no Tratamento de Anemia Falciforme para atender pacientes que estão em acompanhamento ou tratamento fora de seu domicilio.
Professora Cida explica que esses pacientes, em sua maioria, totalmente debilitados, devido ao processo de aprofundamento da doença, sofrem muito os efeitos colaterais provocados pelo tipo de tratamento, assim sendo, a assistência na própria cidade representaria grande alivio a todos os envolvidos.
Anemia Falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra.
No Brasil representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.