A manhã de terça-feira (11) em cidades do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá foi marcada pela disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, sobre possíveis ataques a escolas públicas e privadas. Os boatos em rede social geraram preocupação aos pais de alunos e lavaram o Comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar de Jequié e Região, Cel/PM Souza Jr., a se manifestar nos meios de comunicação, para tranquilizar a sociedade e colocar as forças de segurança a disposição dos munícipes.
Uma lista divulgada sobre cidades que poderiam sofrer ataques em escolas cita Jequié, mas o Comandante diz ser notícia falsa, e que a mesma lista circula desde 2016 com o objetivo de provocar inquietação na comunidade. Souza Jr. pediu tranquilidade aos pais, alunos, professores e demais trabalhadores de escolas de Jequié e região. ”A minha fala é para tranquilizar a comunidade, dizer que nós estamos ombreados com os órgãos que estão afetos a questão da educação. Sabemos que a educação é de responsabilidade do estado, dos municípios, dos pais, dos professores. A Polícia Militar, o Ministério Público, todos os órgãos, estamos em rede para proteger o ambiente escolar e não se deve dar ouvidos a essas ameaças. Estamos investigando, estamos atentos. Nós não podemos ficar refens desse terrorismo barato”, disse o Comandante em entrevista por telefone à Rádio 93 FM, na manhã de hoje. Souza Jr. destacou ainda o trabalho de ronda escolar desenvolvido pela PM na Cidade Sol.
A assessoria de comunicação da 93ª Companhia Independente de Polícia Militar de Maracás, no Vale do Jiquiriçá, também se manifestou e disse que não procede uma informação compartilhada em grupos de WhatsApp apontando supostos ataques. *Com informações do Blog do Marcos Frahm