Para marcar a volta às aulas dos mais de 4.800 alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, a Prefeitura de Maracás instalou nas unidades escolares 74 telas interativas, alinhan do a tecnologia e a inovação à Educação. O ato de inauguração dos novos equipamentos ocorreu na segunda-feira (7) na Escola Municipal Dom Justino, que passou por um processo de reforma e ampliação da sua estrutura física e contou com a presença do prefeito Soya Novaes, que esteve na unidade de ensino acompanhado da secretária de Educação, Adineide Novaes e da coordenadora da rede, Edilene Damasceno. Soya destacou o investimento com recursos próprios do Município na aquisição de cada equipamento, no valor de R$ 36.000,00, respectivamente, perfazendo o montante de R$ 2.664.000,00.
”Um investimento ousado da nossa gestão, que representa também uma novidade na região, para facilitar o ensino em Maracás. Desde que assumimos a gestão em 2017, estamos avançando na educação, com construção de creches, ampliação de escolas, agora climatizadas e com a chegada dessas telas o ambiente escolar vai dá gosto de ser frequentado pelos alunos e professores. Pensar que na minha época de estudante, a televisão já era uma novidade e hoje esse importante equipamento, tendo todo o acesso à internet é muito interessante”, salienta o gestor.
No cargo de secretária, a professora Adineide Novaes se diz emocionada com a aquisição e avalia que não apenas os estudantes apreenderão com a tecnologia, sendo um novo mundo a ser explorado também pelos professores. ”Esse é um sonho para nós que vivenciamos a educação e sabemos o quão é importante renovar os métodos tradicionais de ensino, além de tornar o ambiente escolar mais atrativo para os alunos. A nossa expectativa é de que vamos alcançar bons resultados, melhorando ainda mais os índices educacionais em Maracás”, argumenta a titular da pasta. As telas interativas foram instaladas em escolas do Ensino Fundamental I e II, na sede e na zona rural e atenderão também alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
O investimento tecnológico, pioneiro no Território no Vale do Jiquiriçá possibilitará aos alunos compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, em atendimento às orientações do Ministério da Educação – MEC por meio da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e à normativa do Plano Municipal de Educação – PME.