Colocado em funcionamento no mês de dezembro de 2021, pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, o Castramóvel completa um ano com 2.130 castrações cirúrgicas realizadas. O equipamento, adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado federal Leur Lomanto Jr., tem o objetivo de fortalecer as estratégias de saúde para o controle da leishmaniose e da população de animais no município e para serem submetidos à cirurgia os animais devem ter, no mínimo, seis meses e, no máximo, 10 anos de idade.
Instalado, atualmente, no Centro de Saúde Sebastião Azevedo, no Mandacaru, o equipamento oferece, após o procedimento de castração para o tutor, gratuitamente, um kit de medicamentos para o tratamento pós-operatório do animal.
Do total de 2.130 procedimentos de esterilização, 772 foram realizados em gatos; 1.075 em gatas; 60 em cadelas e 223 em cães.
Para participar, os tutores dos animais devem fazer um cadastro no Centro de Endemias, localizado na Avenida Circular, 179, Loteamento Vila Aeroporto, Jequiezinho, tendo em mãos o RG; CPF; comprovante de residência; Cartão SUS; Nº do NIS; e o comprovante de renda de todos os membros da família, com soma de até três salários mínimos, sendo estas as condicionantes para a participação no programa.