Os deputados estaduais aprovaram a reforma administrativa do governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT), na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira (13). A relatora do projeto foi a deputada Fabíola Mansur (PSB) e não recebeu emendas.
O projeto foi enviado pelo governador Rui Costa (PT) para a AL-BA (reveja mais). A proposta prevê, no total, a criação de mais de mil cargos comissionados e a extinção de mais de 800. A Bahiatursa será extinta e os 89 cargos que integram hoje a estrutura do órgão também. Com isso, a Secretaria de Turismo (Setur) ganha 49 novos postos de trabalho de livre nomeação.
Todos os cargos da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (323), por exemplo, serão extintos, já que a pasta será dividia em duas: a da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), com 179 vagas comissionadas, e da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), com 241.
Outra mudança pontual é a transformação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial em Secretaria da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Seprom), com 45 novos cargos (três da antiga estrutura serão extintos). As informações são do site Bahia Notícias