O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) pediu à Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) reforço policial no município de Prado, extremo-sul do estado, no segundo turno eleitoral, que acontece no próximo domingo (30). O pedido surge após denúncias de que indígenas teriam sido impedidos de votar no primeiro turno devido ameaças de homens armados.
Em nota, o TRE-BA afirma que o caso está sendo apurado junto com a 112ª zona eleitoral, responsável por organizar as atividades eleitorais no município. O cartório já prestou esclarecimentos ao Ministério Público Eleitoral, alegando que até sexta-feira (21), não havia reclamação judicial sobre a dificuldade de votar nas comunidades indígenas no primeiro turno.
Reforço do Policiamento
O presidente do TRE-BA, o desembargador Roberto Maynard Frank, se reuniu nesta segunda com representantes da SSP para falar da segurança na eleição em geral.
A SSP afirma que ”determinará uma atenção especial ao Extremo Sul e solicita aos indígenas que anormalidades e crimes eleitorais, na véspera ou no dia da votação, sejam registrados nas Delegacias Territoriais (DTs) da região”.