Após romper com Zé Cocá e João Leão, prefeito de Lafaiete apresenta Patrick Lopes e Ivoneide Caetano

João apoia Patrick Lopes e Ivoneide Caetano. Foto: Rede social

Os laços políticos entre o prefeito de Lafaiete Coutinho, João Freitas, e os caciques do seu partido, João Leão e Cacá, do PP, estão definitivamente quebrados.

A ruptura do governador Rui Costa (PT) com o vice-governador Leão, que levou para a oposição o prefeito de Jequié e ex-padrinho de Freitas, Zé Cocá, não conseguiu afastar o mandatário de Lafaiete do Governo do Estado.

Conforme nota publicada pelo Blog do Marcos Frahm em 02/09/2022, João teria rompido com Leão em razão da aliança do cacique do PP com Cocá e outros atuais opositores do seu grupo político.

João, o do interior, além de emplacar a sua esposa no cargo de coordenadora do Hospital da Criança em Jequié disse ter conquistado para o seu Município importantes obras consideradas por ele como ”demandas antigas” antes não atendidas. Entretanto, desde o racha entre Rui e Leão, que a relação entre João e o seu ex-padrinho político e afilhado de Leão na região, o atual prefeito de Jequié e ex-chefe do Executivo de Lafaiete Zé Cocá, azedou, a ponto de provocar o afastamento de Freitas dos Leões, de quem era aliado.

No momento mais tenso da ruptura do PP com o PT, João chegou a contrariar o partido revelando em rede social que não seria ingrato com o governador e declarou apoio a Jerônimo Rodrigues (PT), enquanto Cocá seguiu Leão apoiando o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB).

Freitas decidiu ainda pelo apoio ao ex-prefeito de Jitaúna que disputa vaga de deputado estadual, Patrick Lopes, este que deixou o PP de Leão e filiou-se no Avante com anuência de Rui Costa, numa forma de fazer enfrentamento ao candidato a ALBA apoiado por Cocá, Hassan Iosseff (PP).

E não deu outra. No sábado (17), o prefeito recepcionou, em ato de campanha, Patrick Lopes (Avante), candidato a deputado estadual e a candidata a federal Ivoneide Caetano (PT), esposa do ex-secretário de Relações Institucionais do Estado, Luiz Caetano. Em publicação na rede social, João, ao postar fotos com os candidatos disse que ali estava o time que vai continuar o trabalho por Lafaiete.