O governador Rui Costa voltou a falar da proposta do Estado de reassumir o Hospital Municipal de Jaguaquara, municipalizado pelo Governo em 2002. Durante visita a Jequié na última segunda-feira (13), o chefe do Executivo baiano, ao saudar a prefeita Edione Agostinone (PP), presente no ato institucional de assinatura de ordem de serviços naquele Município disse que nos próximos dias a Secretaria de Saúde do Estado estaria reassumindo a unidade hospitalar. ”Estaremos, nos próximos dias, assumindo para o Governo do Estado, estadualizando o Hospital de Jaguaquara”, disse Rui Costa ao afirmar que, assumindo o HMJ, reestruturando o Hospital Prado Valadares – HGPV de Jequié e o Hospital de Ipiaú, outra unidade que pertence a SESAB o Governo estaria regionalizando os serviços públicos de Saúde no Médio Rio de Contas e no Vale do Jiquiriçá.
Entretanto, entre os munícipes de Jaguaquara a expectativa é de que o Estado não apenas assuma o Hospital, mas que instale leitos de UTI e inclua no atendimento especialidades médicas para que os casos de média e alta complexidade possam ser atendidos no Município, um anseio antigo da população local.
Em outubro de 2020, o HMJ foi reinaugurado pelo ex-secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas na presença do prefeito que exercia o cargo, Giuliano Martinelli (PP), com investimentos de cerca de R$ 6 milhões do Governo, mesmo a unidade sendo municipal. Os gestores, ao longo das últimas gestões tem alegado dificuldades financeiras para gerir o Hospital, que custa aos cofres municipais cerca de R$ 700 mil /mês, sem falar de alegações de despesas para manter em funcionamento uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA construída no distrito Stela Dubois – Entroncamento de Jaguaquara. *por Marcos Frahm