A expectativa ainda é de chuva para Jaguaquara, depois de o Município registrar, no último dia (3), um forte temporal que provocou estragos em várias partes, causando prejuízos pessoais e comerciais a população local. Com os transtornos provocados, os moradores iniciaram essa semana sob clima de tensão, diante dos dados meteorológicos apontarem novos registros de chuva, o que ainda não ocorreu, até esta quarta-feira (8). Mas isso não significa que a tempestade não voltará, pois a previsão é de chuva a qualquer hora, até o próximo domingo.
E se o volume de águas foi grande, o de informações relacionadas aos reflexos da chuva forte em Jaguaquara foi maior ainda. A Prefeitura, que fez questão de propagar as notícias que relatavam os problemas gerados pela enxurrada e que já havia decretado situação de emergência desde novembro, com ocorrência de chuva, recebeu equipes da Defesa Civil do Estado e Nacional, que deverão oficializar apoio ao Município.
A situação de emergência é definida como uma ”situação anormal, provocada por desastres” e que compromete parcialmente a capacidade de resposta do poder público local. O caso pode requerer ajuda financeira ou reforço policial, deslocado de regiões vizinhas sob o comando da União.