A presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, revelou em entrevista ao Blog Marcos Frahm que, o município de Maracás, em franco desenvolvimento econômico, principalmente agora que iniciaram as obras da primeira mineradora de vanádio das Américas e com a breve instalação de um parque eólico com aproximadas 500 torres, entra na pauta da entidade no diálogo com o Ministério da Educação para instalação de novos campus de universidades federais no estado.
Para Quitéria, a instalação da empresa Largo Resources em Maracás, fará com que aumente a população de toda a região. “A necessidade de mão-de-obra especializada para trabalhar nessas indústrias é um fato consolidado. Mas, o que muitos não percebem é que com o desenvolvimento da região, com a chegada de empreendimentos tão importantes, aumentará a população de Maracás e municípios do seu entorno, com isso a demanda por serviços especializados como médicos, contadores, professores, administradores e muitos outros. Estamos no momento mais que oportuno para pleitearmos um campus da Universidade Federal para Região”, afirma a prefeita Maria Quitéria.
Quitéria destacou também a necessidade de um hospital regional para região do Vale do Jiquiriçá. “Junto com todo crescimento econômico, vem o crescimento populacional e com isso a demanda por serviços essenciais como a saúde. Atenta a isso, a UPB está em constante diálogo com os prefeitos da região para assim conseguirmos um hospital regional para Maracás também”.
Fotos: Blog Marcos Frahm