A Secretaria da Saúde do município de Maracás, no Vale do Jiquiriçá, confirmou o primeiro caso positivo da Variante Delta, (B.1617.2), registrado pelo Núcleo Regional de Saúde Sul Jequié, resultado de sequenciamento genético realizado pelo LACEN/BA.
De acordo com a secretária de Saúde, Darlene Rosa, trata-se de uma pessoa do sexo feminino, que se recuperou e não possui comorbidades, não tem histórico de viagens e sentiu sintomas suspeitos da Covid-19 (dor de garganta, coriza, cefaleia, tosse, mialgia e desconforto respiratório) em 31/08/2021, sendo atendida no Centro de Referência para Covid do Município no dia 01/09/2021, quando medicada de acordo com os sintomas apresentados e orientada a cumprir o isolamento social.
A jovem teria testado positivo para o Coronavírus após ser submetida a teste RT-PCR no dia 04/09 e recebeu alta no dia 11/09. A secretária informou que, por meio do processo de investigação epidemiológica da rede de contatos da pessoa foi identificado outro caso de Covid, sendo assintomático. ”A confirmação do caso serve de alerta para a nossa população reforçar os cuidados para evitar a transmissão viral da doença, mantendo o uso da máscara, álcool em gel e evitando aglomeração de forma desnecessária. A pessoa diagnosticada já está recuperada, com o acompanhamento da secretaria, que tem dado atenção a paciente”, comentou Darlene, em pronunciamento nesta segunda-feira (27) ao lado do prefeito Soya Novaes, no gabinete da Prefeitura.
Apesar da circulação da variante em Maracás, a secretária destacou o avanço da vacinação no Município, com 29.116 doses aplicadas, entre 1ª, dose única e 2ª dose. Ela ainda comentou a notícia publicada na imprensa no domingo (26) que coloca Maracás na lista de cidades com maior incidência de contaminação pelo Coronavírus por 100 mil habitantes. Darlene disse desconhecer dados que levam o município a ser incluso na lista. ”Nós temos apenas um caso ativo da Covid e mantivemos contato com a Sesab para a busca de informações mais detalhadas sobre essa lista e não há confirmação da secretaria desse alto risco. A vacinação tem avançado a cada semana que passa e nós estamos aguardando um novo lote para continuarmos a vacinar, inclusive os adolescentes”.
Prefeito sobre decreto
O prefeito Soya reforçou as recomendações feitas pela secretária e disse que seguirá as determinações do decreto estadual quanto a autorização das atividades. ”A minha orientação é para que a população continue atenta aos protocolos. Nós podemos dizer que Maracás está entre as cidades que mais testaram as pessoas para Covid e não negamos a circulação da variante, mas confiamos na equipe da Saúde que nos garante que a pessoa já se recuperou. O poder público tem feito a sua parte e é preciso que todos tenham consciência, se protegendo e procurando se vacinar. Quero dizer que nós vamos seguir o que manda o decreto do estado sobre qualquer atividade e se houver necessidade de endurecer as medidas tomaremos as providência pelo bem de todos”.