O ex-prefeito de Santo Amaro, no Recôncavo, Ricardo Machado, se tornou alvo de um inquérito do Ministério Público Federal (MPF) na Bahia. Em portaria desta segunda-feira (16), a procuradora da República Ana Paula Carneiro Silva informou sobre a abertura da investigação.
O procedimento vai apurar uma suposta omissão de Machado em prestar contas de verbas enviadas à prefeitura de Santo Amaro via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Os recursos eram do Programa Apoio às Creches – Brasil Carinhoso, e foram repassados durante a gestão de Ricardo Machado, em 2014.
Ricardo Machado foi prefeito de Santo Amaro por dois mandatos. A primeira eleição vencida por ele foi em 2008 quando concorreu pelo PSC, e a segunda em 2012, quando disputou o pleito já no PT.
Em 2017, Machado foi alvo da Operação Adsumus, deflagrada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA), que apurava irregularidades em licitações feitas entre 2012 e 2016.
No final de 2017, o ex-gestor foi preso no âmbito da Adsumus, tendo a liberdade concedida no começo de janeiro de 2018. Com informações do site Bahia Notícias