Decreto publicado pela Prefeitura de Jequié, N.º 22.760, datado de sexta-feira (26) permite apresentações artísticas de em bares da cidade – atividade que estava suspensa desde março de 2020, em razão da pandemia da Covid-19.
Contudo, a permissão da gestão municipal é apenas no estilo ”voz e violão” em bares e restaurantes, desde que seja apresentação individual ou, no máximo, em dupla, com repertório em ritmo lento e que não motive dança e/ou aglomeração, sem amplificação de som, respeitando as regras de distanciamento autorizadas para os estabelecimentos comerciais.
O decreto que libera eventos em Jequié deixa bem claro que é necessário o uso obrigatório de máscaras para os músicos, exceto o(a) cantor (a) e músicos que usem instrumentos de sopro, que poderão ficar sem máscaras apenas durante a apresentação e hidratação.
Os estabelecimentos devem seguir os protocolos respeitando o distanciamentos social entre o espaço da apresentação musical e as mesas que deverão ser ocupadas pelos consumidores.
Em recente entrevista, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Juliano Wertheimer disse que o setor vem enfrentando dificuldades desde o começo da pandemia.