A primeira mulher a assumir o Comando da Polícia Civil da Bahia, Delegada-geral Heloísa Brito, filha de Jaguaquara – foi homenageada pela Câmara Municipal da sua terra natal nesta terça-feira (18), dia em que a cidade completou 100 anos de emancipação político-administrativa. A iniciativa foi do presidente Rosenildo dos Santos, Nildo Pirôpo, que teve aprovada Moção de Aplausos em que destaca a importância de uma conterrânea no exercício de um cargo de nível estadual.
Ela foi nomeada pelo governador Rui Costa em dezembro de 2020. Nascida em Jaguaquara em 30 de março de 1972, onde iniciou os estudos, Heloísa Campos de Brito, filha de Aloísio e Evani Brito, formou-se em Direito pela Universidade Católica de Salvador e em Dança pela Universidade Federal da Bahia.
Ingressou na Polícia Civil em 1996, quando foi servir a Delegacia Territorial de Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá. Em abril de 2002, assumiu a titularidade da 3ª DT do Bonfim, na capital. No mesmo ano, em dezembro, foi titular da 12ª DT de Itapuã e, no ano seguinte, em maio, liderou a 6ª DT em Brotas, também em Salvador. A Delegada-geral também foi diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, em fevereiro de 2011 e passou a ser Corregedora-chefe da Polícia Civil em fevereiro de 2013, permanecendo até assumir o cargo de Delegada-geral adjunta em 2017.
Desde julho de 2019, ocupava a diretoria da Academia da Polícia Civil – Acadepol, tendo atuado na formação da nova turma aprovada em concurso público da instituição, realizado pelo Estado em 2018.
Homenageada nesta terça após visita do governador ao Município de Jaguaquara, Heloísa, na presença de colegas da Civil, do esposo, do filho, dos pais e de autoridades locais, a delegada agradeceu pela justa e merecida homenagem prestada pela Câmara e disse que a honraria lhe dará estímulo para a implementação da segurança pública de qualidade e que retornar a cidade com homenagem é gratificante. Cumprindo agenda na região nos últimos dias, a autoridade policial assinou, juntamente com Rui Costa a ordem de serviço para a construção de uma nova Delegacia em Jaguaquara.
A solenidade, bastante prestigiada, apesar do decreto de restrição contra o coronavírus contou com as presenças da prefeita Edione Agostinone, do vice-prefeito Francisnei, dos 15 vereadores, secretários municipais, do deputado estadual Euclides Fernandes, da juíza de Direito da Comarca local, Andrea Padilha Sodré Leal Palmarella, do promotor de Justiça Lúcio Meira, policiais militares, agentes da Civil, delegados de polícia, além de coordenadores: Fernando Rodrigo /9º Coorpin de Jequié e Fabiano Aurich / 10ª Coorpin de Vitória da Conquista e a diretora do Depin, Rogéria Araújo, conforme apurou in loco o *Blog Marcos Frahm.