Ministro da Saúde promete cronograma sem vacina contra Covid não avalizada pela Anvisa

Ministro Marcelo Queiroga durante reunião. Fotos: Ailton de Freitas

Com críticas veladas ao antecessor Eduardo Pazuello, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu retomar a divulgação do cronograma de entregas aos estados de vacinas contra a Covid-19. O médico afirmou que não irá incluir marcas ainda não validada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

”Em nenhum momento queremos subtrair dados”, afirmou Queiroga, em alusão às revisões feitas durante a gestão de Pazuello. O atual ministro afirmou que não quer frustrar expectativas.

Desde o início de sua gestão, a pasta deixou de divulgar as informações de longo prazo e tem se limitado a pontualmente informar quais e quantas vacinas vão ser distribuídas por semana. Também tem sido alvo de críticas por governadores e secretários de Saúde, que têm dificuldades de logística por não saber quando e em que quantidade receberão novos lotes.

”Não vou ficar divulgando o que ainda está em negociação, isso envolve mercados, comércio, não pode ser algo online”, disse Queiroga.”Estamos reestruturando o portal do ministério da Saúde para as pessoas acessarem melhor”. O ministro admite que negocia a compra da Sputnik-V e da Covaxin, mas há tratativas também com os laboratórios Pfizer e Moderna.