Um Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal de Jaguaquara pelo vereador Rodrigo (PSD), um dos mais jovens da Bahia, 20 anos, inclui academias de musculação, ginásticas, artes marciais, danças e outros estabelecimentos do ramo como serviço essencial no Município.
O Projeto de Nº 001, lançado na Casa por Rodrigo, que integra a bancada da minoria, foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária na noite desta quarta-feira (10) e ganhou adesão com assinatura de outro parlamentar, o governista Alex Moraes (PL).
Rodrigo chegou a se opor, no início da semana, ao posicionamento da prefeita Edione Agostinone (PP) em seguir o decreto do Estado e fechar as academias no Município, citando como exemplo a vizinha cidade de Jequié, que apesar de ser considerado epicentro do Coronavírus permite o funcionamento de academias com público reduzido, 30% da capacidade. Ele alega que o decreto estadual que prorroga o fechamento de academias foi publicado no D.O do Estado no sábado (6), mas que a gestão municipal informou que iria seguir a determinação tardiamente, no final da noite de domingo (7), surpreendendo a categoria, que chegou a abrir as portas no dia seguinte e posteriormente ter que recuar pela falta de comunicação.
”É de responsabilidade do proprietário zelar pela adoção e fiscalização de todas as medidas sanitárias para minimizar o risco de contaminação pela Covid-10”, diz o Art. 2º.
O parlamentar justifica a proposta pelo que ele considera de grande alcance social, pelo elevado número de famílias que dependem do funcionamento de academias e pelos benefícios que os exercícios físicos trazem à saúde mental nesse período de isolamento. O Projeto seguirá para a sanção da prefeita.