O comércio de Jaguaquara, maior Município do território de identidade Vale do Jiquiriçá funcionou parcialmente nesta segunda-feira (1), depois que o Estado prorrogou o lockdown. A medida do governo estadual que impõe restrições para conter o avanço do coronavírus permite o funcionamento apenas das atividades essenciais.
Contudo, nesta segunda, comerciantes que fecharam as portas para cumprir o decreto disseram ter presenciado algumas lojas que não se enquadram como essenciais funcionando, sem fiscalização.
As ações de fiscalização em Jaguaquara são intensificadas no período noturno, e direcionadas a bares, restaurantes e similares, que estão fechando mais cedo desde o último dia (5), através de decreto municipal. Equipes da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Polícia Militar fazem ronda a noite para determinarem o fechamento de quem estiver funcionando.
Desde o início da pandemia, Jaguaquara registrou 3.866 casos. Porém, o número de ativos é de 334 e, hoje, por meio do boletim, a Secretaria de Saúde informou que houve o registro de mais 1 óbito, que não ocorreu nesta semana.