As contas de Donald Trump no Facebook e no Instagram deverão ser banidas até o final do mandato do presidente americano, que deve se encerrar em 20 de janeiro. Na data, o democrata Joe Biden assume a presidência dos Estados Unidos, após eleição em novembro.
De acordo com informações da Folha de S.Paulo e da Reuters, o presidente do Facebook, detentor de ambas as redes sociais, Mark Zuckerberg, informou que as contas de Trump deverão sair do ar até o fim da transição presidencial.
”Acreditamos que os riscos de permitir que o presidente continue a usar nosso serviço durante este período são muito grandes”, declarou o empresário, em um post nas redes sociais nesta quinta-feira (7).
A decisão é anunciada um dia após a invasão de supremacistas trumpistas ao Capitólio, na tentativa de impedir que o Congresso validasse a eleição de Biden e Kamala Harris. A sessão precisou ser interrompida, mas foi retomada à noite. Uma mulher foi baleada e morreu dentro do Capitólio.
Antes do Facebook, Twitter e Snapchat já haviam suspendido as contas do presidente americano temporariamente. A medida foi uma tentativa de frear as falsas acusações de fraude no processo eleitoral dos Estados Unidos.