O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que se o Congresso Nacional não aprovar a lei que institui o voto impresso, os eleitores ”podem esquecer” as eleições presidenciais em 2022. A declaração foi dada em conversa com apoiadores nesta terça-feira (22), na cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde ele passa férias. As informações são da Folha de S. Paulo.
Durante o encontro, um homem que estava conversando com o presidente questionou ”falta muito para chegar 2022, para apertar [o botão da urna eletrônica] de novo, presidente?”. Como resposta, Bolsonaro afirmou que ”se a gente não tiver voto impresso, pode esquecer a eleição”.
O presidente já questionou em algumas ocasiões a confiabilidade da urna eletrônica. Em março deste ano, ele voltou a criticar o modelo e afirmou que houve fraude em 2018, ano em que ganhou a eleição no segundo turno. Ele chegou a dizer que tinha provas da fraude, contudo, nunca as apresentou. Em 29 de novembro, segundo turno das eleições municipais, ele voltou a fazer a mesma acusação.