O vereador mais jovem de Jaguaquara, eleito nas eleições municipais deste ano pelo PSD, Rodrigo Andrade, de apenas 20 anos, atraiu os olhares durante a solenidade de diplomação realizada no Fórum Ministro Ilmar Galvão, na noite desta quarta-feira (16), não somente pela sua juventude, mas também pela maturidade que demonstra.
Em contato com o Blog Marcos Frahm após ser diplomado, o vereador, que figura entre os mais jovens da Bahia, disse que focará em questões relevantes como o fortalecimento das políticas públicas da juventude, bandeira que defende como fundamental para a inserção do jovem no contexto sociocultural e econômico do Município.
Rodrigo do ”Caldo”, como foi apelidado durante a campanha eleitoral, ocupará, no dia primeiro de janeiro de 2021, uma das 15 cadeiras da Câmara de Vereadores do Município, um ambiente que não é desconhecido, pois o pai dele, Raimundo do ”Caldo”, atual presidente da Casa, conclui, no fim deste ano, seu terceiro mandato parlamentar e também já exerceu o cargo do vice-prefeito na primeira gestão do atual chefe do Executivo e hoje seu adversário político, Giuliano Martinelli (PP), que foi eleito para o primeiro mandato em 2012 com Raimundo integrando a chapa e sendo considerado o divisor de águas do pleito à época.
Candidato a prefeito em 2020, o pai de Rodrigo perdeu o pleito por uma pequena diferença de 58 votos para a prefeita eleita e hoje diplomada, Edione Agostinone (PP).
Como foi eleito por um partido de corrente política contrária a da prefeita eleita, o jovem vereador já anunciou que fará parte da bancada da minoria (10 vereadores situacionistas e 5 oposicionistas), mas adianta que fará uma oposição responsável.
”O nosso mandato será feito com responsabilidade, ouvindo a população que deu um grande demonstrativo nas urnas que queria uma mudança na Câmara de Vereadores com uma grande renovação. Não farei oposição por oposição”, assegura.
Rodrigo reafirma o compromisso assumido durante a campanha eleitoral de lutar por uma pauta proativa voltada para a valorização da juventude para a sua inserção nos ambientes educacional, cultural bem como no mercado de trabalho.
Orgulhoso do posicionamento em defesa da população e da conduta de Raimundo Louzado, ou Raimundo do ”Caldo”, o Rodrigo afirma que vai exercer um mandato que dará continuidade ao trabalho realizado pelo pai, sempre respeitando a vontade do povo que o elegeu para defende os interesses da sociedade.