Com 77% de ocupação na UTI em Salvador, ACM diz que o Bicho está começando a pegar de novo

ACM fala de casos na capital. Foto: Raphael Minho/ bahia.ba

Salvador atingiu nesta segunda-feira (7) 77% de ocupação dos leitos de UTI e 81% dos leitos clínicos. Os dados foram apresentados pelo prefeito ACM Neto, durante coletiva de imprensa na qual devem ser anunciadas novas medidas de restrição para conter a disseminação do novo coronavírus.

No jargão popular, o prefeito afirmou que a coisa “está ficando feia” mais uma vez, percepção comprovada pelos dados referentes ao número de casos. Se antes a média era de 160 casos por dia, hoje o índice está em 400 diagnósticos de Covid-19 diariamente.

”(…) O bicho está começando a pegar de novo, (…) a coisa está voltando a ficar feia e cada um precisa fazer sua parte. Não adianta as pessoas apontarem o dedo para o poder público”, afirmou o prefeito.

No último domingo (6), em todo o estado foram 4.080 novos casos da doença e 30 novos óbitos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab).

O prefeito anunciou o cancelamento da ”Virada Salvador”, show que ocorreria no Forte de São Marcelo no dia 31 de dezembro. Neto comunicou também nesta segunda o bloqueio do bairro da Barra no dia da virada.

”Queríamos fazer uma virada de ano segura. Estamos totalmente convencidos de que o evento, no caso a live no forte de São Marcelo é segura. Contudo, nós queremos mandar um recado para a população. Nos últimos 15 dias lancei a virada, e de lá para cá, as coisas pioraram muito. Está mais grave e preocupante. Infelizmente, dado esse aumento expressivo, o momento da entrada de 2021, não será um momento para celebração” disse durante coletiva.