As contas da Câmara Municipal de Jequié, exercício financeiro de 2019, a cargo do vereador Emanuel Campos Silva – Tinho -, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), em sessão realizada nesta quarta-feira (2). O TCM fez pequenas ressalvas, por erros formais, quanto a apresentação de relatório de controle interno. As contas dos anos anteriores também foram aprovadas. As pequenas observações renderam uma multa no valor de R$1.500,00 (mil e quinhentos reais), mas o gestor anuncia que pedirá reconsideração na expectativa de que o TCM emitirá novo voto com a aprovação sem ressalvas.
Ao assumir a presidência da Câmara Municipal de Jequié, em janeiro de 2017, o vereador Tinho vem adotando medidas impactantes com excelentes resultados na redução de despesas. Como resultado prático, foi possível realizar várias obras e ações.
Entre os muitos feitos da atual gestão, destaque para a instalação de energia solar para atender as necessidades da Câmara, sendo a primeira a ser abastecida por energia limpa no País. Além disso, a medida representa uma substancial economia de dinheiro público com a diminuição dos valores das contas de luz.
Outros legados importantes da gestão do presidente Tinho dizem respeito a devolução de aproximadamente R$ 110.000,00 à Prefeitura para investimentos em áreas sociais; regularização dos pagamentos dos impostos, sendo feito dentro da competência mensal; pagamento, sem atrasar um dia sequer, aos funcionários e prestadores de serviços da Câmara; redução significativa dos gastos com consultorias, contratos e prestação de serviços, sem comprometer a qualidade dos serviços.
Além disso teve a suspensão de concessão de diárias e do 13° aos vereadores, mesmo sendo legal; congelamento do salário dos vereadores; corte nos salários de faltas não justificadas e cobrança de multas em caso de infração de trânsito; implantação do controle de bordo, o que resultou na redução significativa de combustível, além de acabar com a cota de combustível; reforma e modernização do Plenário, com a instalação de Painel Eletrônico, transmissão ao vivo das sessões; modernização da frota própria de veículos.
”Essas medidas de contenção de despesas nos permitem pagar em dia o terço de férias, o décimo terceiro e todos os encargos sociais dentro do mês, além de nos possibilitar uma maior capacidade de investimentos. No entanto, o principal legado que pretendemos deixar é a construção de um Poder Legislativo forte, representativo, autônomo e cooperador com o desenvolvimento de Jequié. Não vamos medir esforços até o último dia de nossa gestão no sentido de tornar a Câmara cada vez mais transparente e próxima da população, a fim de atender aos seus verdadeiros anseios, mantendo esta Casa como o principal foro de debates da cidade, respeitando a pluralidade, a diversidade de pensamento dos seus membros e dos jequieenses em geral, que encontram no Legislativo, aberto ao diálogo franco e aberto”, destacou o presidente Tinho.