Destaque do time sub-20 do Bahia na campanha da Copa São Paulo de 2011, o centroavante Rafael Gladiador chegou ao elenco principal visto como um jogador promissor. No entanto, o atleta não conseguiu se firmar. Ele já foi apresentado ao Jequié para a disputa da Série B do Campeonato Baiano.
Aos 28 anos, Rafael Gladiador acumula experiências tanto no futebol brasileiro como no exterior. Ele já vestiu as camisas do Atlético-GO, do baiano Ypiranga, Tupi-MG, Cabofriense, Patrocinense e chegou a ser anunciado como novo reforço do Juventude-MA, no último mês de agosto para disputar a Série D. Fora do país, passou pelo americano DC United, pelo mexicano Zacatepec, pelo chinês Xinjiang Tianshan Leopard e no ano passado esteve no português Paços Ferreira.
A estreia do Jequié na briga pelo acesso à divisão de elite do futebol baiano está marcada para o dia 25 de outubro, um domingo, às 15h, contra o Colo-Colo, em casa. Após rebaixamento em 2019, o Jipão tenta repetir o feito de 2017 quando conquistou o título da Série B.