Prefeitura de Amargosa decreta reabertura do comércio com restrições; cidade tem 16 casos

Prefeito e comerciantes discutem decreto. Foto: Divulgação

A prefeitura de Amargosa, município localizado no Vale do Jiquiriçá, decretou a reabertura do comércio a partir desta segunda-feira (8). A medida está acompanhada de diversas regras de higiene e distanciamento, bem como restrições de dia e horário.

A decisão da prefeitura ocorre menos de duas semanas depois do protestos de comerciantes, pela reabertura do comércio na cidade. Na época, tanto o prefeito quanto uma parcela da população de Amargosa reagiram contrariamente, em defesa da vida das pessoas.

Os estabelecimentos comerciais não essenciais poderão funcionar de segunda a sexta, em dias úteis. Sábados, domingos e feriados serão exclusivos de supermercados, padarias, farmácias, postos de combustíveis, funerárias e outros serviços considerados essenciais no decreto da prefeitura.

O decreto determina a entrada de apenas um cliente a cada 10 m², além da organização de filas com o distanciamento mínimo de 1,5 metro a cada pessoa. O texto estabelece ainda que os estabelecimentos devem disponibilizar equipamentos de proteção individual para seus funcionários e álcool em gel para colaboradores e clientes.

Academias e bares seguem terminantemente proibidos. Salões de beleza e barbearia podem funcionar, desde que com horário marcado, evitando aglomerações. Eventos públicos ou particulares com mais de 20 pessoas também não serão liberados.

Ainda seguem proibidos os funcionamentos de restaurantes, lanchonetes, lan houses e sorveterias, desde que em serviço de pronto atendimento, sem permitir a entrada de clientes. Entre 17h de sábado e 7h de segunda-feira, será permitido apenas o serviço de entrega a domicílio.

Amargosa possui 16 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo última atualização da prefeitura. Outras seis pessoas possuem suspeita da Covid-19 e aguardam resultado de exame. Uma pessoa do município morreu em decorrência da doença. Com informações do site Bahia Notícias