Com 61,8% de índice de isolamento social, nesta terça-feira (26), Iramaia, na Chapada Diamantina, foi a cidade baiana que mais obedeceu as medidas da Organização Mundial da Saúde na Bahia e as recomendações do Governo do Estado. Cidades vizinhas à Iramaia nesta terça, ficaram entres os piores índices: Barra da Estiva com 35,7%; Ibicoara 40,5%; Itaetê 50%; Marcionílio Souza 48,4%; Maracás 44,1%; Manoel Vitorino 41,6%.
O isolamento social é o ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio com as outras pessoas. O isolamento pode ser voluntário ou forçado – que é o tipo que estamos sujeitos hoje.
Então, no atual momento da Covid-19, ele tem funcionado como uma medida de distanciamento social que, na prática, consiste no total isolamento de pessoas que tiveram contato com um infectado, para quem está aguardando resultados dos testes para a doença ou até mesmo por quem apresentou sintomas.
Hoje, os órgãos de saúde estão trabalhando com duas frentes de isolamento: isolamento vertical, para os grupos de risco e isolamento horizontal, que se estende para toda a população e é recomendada para todos aqueles que não trabalham com atividade essenciais e podem ficar em casa.
Prefeito destaca esforço da gestão para evitar contágio
O chefe do Executivo de Iramaia, Tunga Bastos, em contato com o Blog Marcos Frahm comemorou o fato de o município ser reconhecido pelo órgão estadual no quesito isolamento social e disse que isso é o reflexo de um trabalho contínuo da gestão pública municipal. ”A crise do coronavírus existe, chegou a todos os municípios e aqui nós adotamos medidas restritivas desde o início dessa pandemia, com barreiras sanitárias 24 horas por dia, criamos um centro de referência para receber pessoas com sintomas da doença, criamos um comitê da Covid-19, visando, sobretudo, combater a proliferação do novo coronavírus. Não temos motivos para nos alegrar, diante dessa crise que assola o mundo, mas estamos satisfeitos com o resultado do nosso trabalho, com a compreensão da nossa população em atender o pedido de isolamento e, até hoje, graças a Deus e ao empenho da equipe, não temos um caso sequer confirmado”, destacou o prefeito.