Um grupo formado por profissionais de saúde que atuam em unidades dos municípios de Jequié, Jaguaquara e Itaquara, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, técnicos em radiologia e outros emitiu, nesta quinta-feira (23), nota de repúdio contra atos de violência contra profissionais da saúde pública num momento em que arriscam suas vidas no enfrentamento do novo coronavírus e na atenção aos pacientes.
A manifestação ocorre após informações de que alguns profissionais teriam contraído o vírus e passaram a sofrer ataques de internautas nas redes sociais, os acusando de estarem colocando pessoas em situações de risco de contaminação.
Segundo informações apuradas pela Blog Marcos Frahm, alguns dos profissionais que apresentaram sintomas e testaram positivo para Covid-19 já se recuperaram e outros estão em tratamento de forma isolada, sem contato com pacientes nas unidades onde trabalham.
Na nota pública, enviada a redação, para reprodução, o grupo diz que as mensagens na web são impiedosas, e cita até a imprensa. Contudo, pelo que foi apurado, não há veículo que representa a imprensa escrita ou falada disseminando comentários negativos relacionados aos profissionais, sobretudo os que foram infectados. A nota de repúdio diz não esperar aplausos e sim respeito.
Leia abaixo a nota do grupo
Nós, Profissionais da Saúde que prestamos serviço em Jequié, Jaguaquara e Itaquara estamos indignados com a reação negativa da população…. enquanto nos doamos ao serviço, colocando a nossa vida em risco para salvarmos outras vidas, estamos sendo massacrados com mensagens de repúdio. Estamos tomando os devidas precauções, no entanto, a contaminação pode ocorrer sim. E com responsabilidade será tratada, seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde e OMS.
O que não deve ocorrer são as mensagens impiedosas que circulam nas redes sociais e imprensa local, como se fôssemos irresponsáveis e levianos. Não merecemos tamanha falta de consideração. Por isso em nome dos profissionais da saúde que estão na linha de frente em Jaguaquara e Jequié, não esperamos aplausos, apenas exigimos respeito. Atenciosamente, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, técnicos em radiologia. Trabalhadores da Saúde dos municípios de Jaguaquara, Itaquara e Jequié.
Caso as ofensas se perpetuem deveremos acionar os nossos conselhos das classe e, se necessário acionar judidicialmente o responsável pelos comentários indevidos, devendo o mesmo responder por assédio moral.
#menosaplausosemaisrespeito #profissionais dasaudeporcompromissoeamor