Uma mulher identificada como Luciene Braga, 33 anos, foi presa em flagrante, nesta sexta-feira (6), no Rio de Janeiro, após xingar de ”macaca sem educação” uma mulher negra na saída do NorteShopping.
A cena foi filmada pela estudante Nathália Hybner, 21 anos, e publicada no Twitter. De acordo com a jovem, Luciene “chamou a vítima de macaca diversas vezes”. Nas imagens é possível ver a acusada sendo acompanhada por dois seguranças para fora do estabelecimento comercial.
”Tira a mão de mim. Tá com raiva? Tá com raiva porque tu é negro? Tu tá com raiva porque tu é negro?”, questionou Luciene ao segurança. ”Tira a mão de mim”, repetiu ela enquanto é levada.
A estudante também divulgou nas redes sociais o Auto de Prisão em Flagrante, registrado na 21ª Delegacia de Polícia do Rio, contra a agressora.
“A vítima, autora e uma testemunha prestaram depoimento na unidade policial. A acusada foi encaminhada para o sistema prisional”, afirmou o delegado responsável pelo caso.
Em entrevista ao site BuzzFeed News, a vítima, Lígia Beatriz Moreira, 41 anos, disse que foi agredida verbalmente após falar um ”caraca” enquanto conversava por telefone com um familiar.
”Essa mulher pensou que eu estava falando com ela e começou me xingar. Ela repetia sem parar que eu era macaca, que eu não tinha educação”, revelou.
Por meio de nota, o NorteShopping disse que repudia qualquer ato de discriminação. ”Defendemos em nosso espaço um ambiente de diversidade e inclusão. Estamos à disposição da polícia para colaborar com as investigações”.