O governador Rui Costa anunciou na noite desta terça-feira (4), durante o #PapoCorreria, a publicação de uma nova lista de convocados do Programa Partiu Estágio. Ao todo, 847 estudantes universitários serão chamados a atuar na administração estadual, com postos de trabalho na capital e interior do estado. A lista dos convocados estará disponível para consulta nesta quarta-feira (5), no site institucional da Secretaria da Administração (Saeb). Esta é a primeira convocação do ano para o programa.
Os estudantes selecionados terão dez dias úteis para apresentar documentação exigida em edital no órgão onde irão atuar, no período de 7 a 20 de fevereiro. O chamamento será encaminhado por e-mail. Estudantes que não apresentarem a documentação completa, ou não se apresentarem dentro do prazo estipulado, perderão a vaga de estágio automaticamente.
Os selecionados participaram do terceiro edital do programa, lançado em setembro de 2019, que ofereceu 2.838 oportunidades de estágio para 110 cursos de graduação presenciais e EAD de instituições com sede/polo de ensino na Bahia, somando mais de 20 mil inscritos. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].
O Partiu Estágio tem a reserva de 10% das vagas ofertadas para portadores de deficiência física, como o previsto pela Lei 11.788/2008. Sobre o quantitativo de vagas não reservadas, tiveram prioridade universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.
O programa é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante acesso a oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições estaduais, federais e privadas com sede na Bahia e que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. O contrato de estágio tem duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando o estudante é deficiente físico.
A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais, distribuídas de acordo com a necessidade da administração pública. Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.