Vereador sugere apoio de empresários de Jaguaquara para implantação de uma Ceasa em Jequié

Joaquim Caires propõe Ceasa em Jequié. Foto: Emanuel Jr

A Câmara Municipal de Jequié aprovou requerimento (57/2019), de autoria do vereador Joaquim Caíres em que propõe a implantação de uma Central de Abastecimento (CEASA), em Jequié, para atender o município e cidades vizinhas.

”A Ceasa é um projeto de revitalização dos mercados, que busca de forma planejada, cooperada e multidisciplinar, soluções técnicas adequadas às necessidades de crescimento e otimização do abastecimento alimentar”, justifica o vereador que sugere o apoio dos empresários do município de Jaguaquara Antônio Ricardo Leal (Lealdade) e Américo Pantaleone, detentores da Central do município vizinho. Ricardo e Pantaleone representam a empresa Dinâmica, que assumiu a administração da Ceasa de Jaguaquara após o Governo do Estado terceirizar o órgão. A nova gestão promoveu melhorias na unidade, que tem ganhado elogios após o processo de terceirização.

Segundo Caíres, a criação de uma Ceasa em Jequié beneficiará produtores de frutas, legumes e verduras, segmentos representativos do comércio atacadista e varejista, bem como a sociedade que passa a contar com mais um indicador de variação de preços. Democratiza ainda as informações mercadológicas obtidas a partir da atuação das Ceasas, de modo a fornecer informações estratégicas para todos os agentes da cadeia comercial, que vai desde o produtor, passando pelo comerciante, chegando ao consumidor final.

As Ceasas foram criadas com o objetivo de melhorar o sistema nacional de abastecimento através da institucionalização dos mercados regionais e do aumento da produtividade e da estrutura de distribuição. Alguns resultados importantes foram observados a partir da criação das Ceasas, como a contribuição no combate à elevação dos preços dos gêneros alimentícios, na organização do mercado e na formação das cadeias produtivas.