Com o lema inspirado no educador Paulo Freire, ”ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria construção”, o Hospital Geral Prado Valadares promoveu o 1º Simpósio de Terapia Intensiva do HGPV, na última sexta-feira (21) e no no sábado (22).
A Faculdade de Excelência Unex Jequié, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB-Ba), o Grupo Elo, a Domínio e o Governo do Estado da Bahia patrocinaram o evento que recepcionou cerca de 900 pessoas, incluindo estudantes e profissionais da área de saúde.
Durante dois dias, seis mesas-redondas formadas por especialistas de Medicina, de Enfermagem, de Farmácia, de Fisioterapia e de Psicologia trataram sobre os desafios do cuidado ao paciente crítico, a partir do Choque e da Monitorização Hemodinâmica, da Ventilação Mecânica, da Sepse, do Choque Séptico, da Síndrome Pós-cuidados Intensivos, do Neurointensivismo, da Sepse em Pediatria e dos Cuidados Paliativos.
Com uma programação diversificada, dinâmica e de alto nível, o encontro abordou temas essenciais para compreensão de como funciona a Unidade Intensiva de Saúde do Hospital Geral Prado Valadares. Para a diretora-geral do HGPV, a enfermeira Ana Paula Camargo, ”a unidade de terapia intensiva é o que tem de mais excepcional em assistência ao nosso usuário. A UTI simboliza o ápice do atendimento e o nosso paciente dispõe desse serviço com muita excelência, magnitude e responsabilidade”, destacou.
Sobre os apoiadores do evento, Ana Paula se referiu a parceria com a UnexMED Jequié como uma resposta de fortalecimento: Quando a gente fala em união, a gente lembra de força. Além de diretora do HGPV, eu também fui aluna e estou professora da Unex. A instituição tem uma relevância e um impacto social muito grande na cidade. O impacto educacional é ainda maior. A Unex forma pessoas que hoje trabalham no Prado Valadares. Isso é o que a gente tem de mais gratificante”, concluiu emocionada.
Os temas abordados, a qualidade das apresentações e a expertise dos profissionais responsáveis pelo cuidado especializado e intensivo ao paciente – da pré-UTI até os cuidados pós-internação – representaram um marco para a cidade de Jequié, em relação à educação médica continuada. O relato sobre a paciente, moradora da zona rural, que foi internada num quadro crítico de pneumonia e saiu do hospital inteiramente recuperada mostrou o quanto o atendimento multidisciplinar na terapia intensiva é importante. Enquanto ainda estava na UTI, a paciente também teve tratamento dentário para curar um abscesso, identificado como um dos causadores da doença.
Além de explorar as mais recentes inovações tecnológicas aplicadas à terapia intensiva, participar de uma programação científica pensada estrategicamente, a partir do dia a dia dos profissionais de saúde do HGPV, o público formado por médicos, residentes, profissionais da área da saúde, estudantes de graduação e pós-graduação também receberam certificado de participação e puderam ampliar as suas redes de contatos.
Entre as autoridades presentes na abertura do Simpósio estavam Milena Bahiense (diretora da Unex Jequié), Ana Paula Camargo, (diretora geral do Hospital Prado Valadares), Nefferson Santana (enfermeiro e diretor administrativo do Hospital Geral Prado Valadares), Murilo Lemos (médico e coordenador médico das unidades de terapia intensiva do Hospital Geral Prado Valadares), Rita Rodrigues (represente do Governo do Estado), Lúcio Couto (representante AMIB-BA), Sandro Bahia (coordenador da AMIB da região Sudoeste da Bahia), Marlon Pereira (Secretário Municipal de Saúde), Ricardo Santana (coordenador geral de enfermagem do Hospital Geral Prado Valadares),Perseu Bernardino (médico e diretor médico do Hospital Geral Prado Valadares), Flávia Santos (enfermeira assessora do Hospital Geral Prado Valadares).
Para Milena Bahiense, diretora da Unex Jequié, a parceria com o HGPV é resultado da consolidação de um trabalho realizado há mais de 22 anos: “Somos uma instituição de referência em saúde. Com o curso de Medicina, seguimos capacitando cada vez mais profissionais para atuarem no hospital, na nossa comunidade e nas regiões circunvizinhas. Todo movimento em direção ao conhecimento será sempre bem-vindo. Estamos aqui para continuar transformando vidas para melhor”, resumiu.
Fonte: Assessoria de Comunicação UnexMED Jequié