Uma semana após receber Leão, prefeita de Jaguaquara mobiliza aliados para receber Jerônimo

Edione vai recepcionar Jerônimo em Jaguaquara. Foto: Rede social

Quem está se virando como pode para tentar sobreviver a um verdadeiro ”bombardeiro político” nesse ano eleitoral é a prefeita de Jaguaquara, Edione Agostinone (PP). Neste sábado (23), ele participa de Plenária do Programa de Governo Participativo (PGP), promovido pelo pré-candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT), que estará na cidade com vários membros do staff do partido na Bahia. O mais curioso é que essa visita ocorre justamente uma semana depois de a prefeita ter recebido o vice-governador e pré-candidato a deputado federal João Leão (PP), agora desafeto do grupo governista.

O que mais impressiona ainda é que, esses acontecimentos, não se resumem a agendas meramente institucionais. Quem a conhece sabe que nesta campanha de 2022 a gestora da maior cidade do Vale do Jiquiriçá apoia abertamente candidatos de correntes totalmente diferentes.

Se por um lado Agostinone fará campanha à postulação do petista Jerônimo Rodrigues ao governo estadual, por outro, trabalhará na perspectiva da eleição de membros da campanha adversária liderada por ACM Neto (UB), isto é: Cacá Leão para o Senado; João Leão para a Câmara dos Deputados e Hassan Iossef para a Assembleia Legislativo, estes todos do PP.

A prefeita tem ligações antigas com a família Leão e ao ex-deputado e hoje prefeito da vizinha cidade de Jequié, Zé Cocá, também do PP, a quem ela demonstra profunda gratidão pelo apoio a sua gestão. Mas também demonstra fidelidade ao governador Rui Costa (PT), cujo governo tem realizado inúmeras obras no município, algumas em andamento e outras anunciada, como: pavimentações asfáltica e em paralelepípedos, construção de uma nova Delegacia de Polícia, sede do Corpo de Bombeiros, reforma da sede da PM, reforma geral do Estádio de Futebol, requalificação de escolas, construção de uma grande praça no Entroncamento/BR-116, demanda antiga e que seus antecessores não conseguiram atender, com licitação já realizada, além da construção de um Complexo Esportivo, de 48 casas populares para famílias afetadas pela enchente de 2021 e outras intervenções que, quando concluídas, surtirão efeitos positivos na gestão de Edione. Somados os investimentos, são mais de R$ 60 milhões anunciados pelo governador.

Em meio a pressões de todos os lados, a prefeita tem afirmado a pessoas próximas que honrará os compromissos assumidos com todos os aliados independente de cor partidária e quem quiser contar com seu apoio terá que lhe aceitar tremulando a bandeira de Jerônimo. Integrantes da equipe administrativa estão se mobilizando na cidade e as articulações para montagem do palanque de recepção a Jerônimo, Geraldo, Rui, Wagner e Otto já foram desencadeadas e estão sintonizadas com a mandataria, que quer mostrar força com a visita do grupo petista em Jaguaquara, cidade onde o PT historicamente manteve hegemonia, de governador a presidente.

*por Marcos Frahm