PRF orienta motoristas sobre cuidados ao dirigir durante período chuvoso na Serra do Mutum

Serra do Mutum exige atenção redobrada. Foto: Blog Marcos Frahm

A fim de evitar acidentes de trânsito neste período chuvoso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta aos condutores que redobrem a atenção e dirijam o veículo com cuidado sobre pista molhada. Os acidentes que ocorrem sob chuva, geralmente são provocados pela diminuição da visibilidade, falta de atenção e velocidade incompatível.

Principalmente durante as primeiras chuvas, a água e o acúmulo de sujeira e óleo no asfalto tornam as pistas escorregadias, causando deslizamentos em casos de mudança de faixa e freadas bruscas. As poças d’água que se formam em alguns trechos das rodovias podem provocar a perda da direção do veículo e causar sérios acidentes. A visibilidade também fica comprometida, principalmente durante as chuvas fortes, quando todas as janelas do veículo são fechadas e os vidros embaçam.

Para os dias chuvosos, a PRF orienta os motoristas a transitar com velocidade moderada, sempre a direita da via, acender os faróis (baixo), manter distância segura do outro veículo que segue a sua frente, evitar manobras e freadas bruscas.

Serra do Mutum

O trecho da Serra do Mutum, entre os municípios de Jaguaquara e Jequié, no Sudoeste baiano é considerado um dos mais perigosos para trafegabilidade em períodos chuvosos. Com curvas sinuosas, a serra exige atenção redobrada dos motoristas e a PRF pede que os mesmos evitem ultrapassagem indevida.