Prefeitura de Jaguaquara promete decreto para conter coronavírus; aulas são suspensas

Posto de saúde substitui hospital. Foto: Blog Marcos Frahm

Em Jaguaquara, cidade mais populosa do Vale do Jiquiriçá, onde a prefeitura, até esta terça-feira (17), não havia se manifestado sobre o enfrentamento ao coronavírus, mesmo não tendo caso registrado na cidade, a expectativa é de que a gestão pública municipal publique, nesta quarta-feira (18), decreto anunciando medidas preventivas para conter o (Covid-19).

As informações são de que o Poder Executivo decidiu que estabelecerá, através do decreto, mudanças nas rotinas de trabalho dos servidores, inclusive com a suspensão, a partir de hoje, das aulas na rede municipal de ensino.

Uma reunião com representantes de órgãos e entidades ocorreu na tarde desta terça, na sede da prefeitura, para discutir ações conjuntas.

O prefeito Giuliano Martinelli (PP) ainda não se posicionou, publicamente, sobre o coronavírus. O gestor deverá marcar presença, na manhã desta quarta, em uma reunião convocada pelo Poder Judiciário, no Fórum Ilmar Galvão, envolvendo prefeitos e secretários de saúde do município, além de Itaquara, Irajuba, Itiruçu e Lafaiete Coutinho.

As autoridades judiciais de Jaguaquara demonstram preocupação com as informações sobre casos de coronavírus no Estado e estão de prontidão para possíveis casos suspeitos na região.

O  Judiciário, por meio de ação conjunta com o Ministério Público informou que já estabelece medidas temporárias visando a prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com os prefeitos e secretários, a juíza Andréa Padilha Sodré Leal Palmarella e o promotor de Justiça Lúcio Meira Mendes irão discutir um plano estratégico.

Vale ressaltar que Jaguaquara enfrenta epidemia de casos suspeitos ou confirmados de dengue, tendo recebido da Secretaria de Saúde da Bahia três carros fumacê, que circulam as ruas da cidade pulverizando inseticida para matar e inibir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Os pacientes com os sintomas estão recorrendo a um posto de saúde instalado no bairro Miritiba, funcionando provisoriamente para o atendimento de casos emergenciais, em decorrência das obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal – HMJ, que encontra-se fechado por conta das intervenções. *Nota original do Blog Marcos Frahm