Prefeitura de Jaguaquara, enfim, divulga casos confirmados da Covid distribuídos por bairros

Jaguaquara não registrou casos nesta quarta. Foto: Blog Marcos Frahm

Jaguaquara não registrou novos casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, permanecendo com 23 casos confirmados da doença, conforme boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde desde a última terça-feira (26). Nesta quarta, a Prefeitura, que desde o início da pandemia tem atuado com informações limitadas sobre os casos no município, com a utilização de criação artística gráfica, decidiu divulgar os casos até agora registrados, divididos por bairros: Cruzeiro (6), Popular (4), Palmeira (4), Malvina I (1), São Jorge (1), Muritiba (1), Casca (1) e distrito Stela Dubois (4).

Pela primeira vez, a gestão decidiu pela informação mais detalhada sobre a pandemia em Jaguaquara. Contudo, o departamento de Comunicação da gestão municipal tem priorizado o formato gráfico, chamado de card, para repassar as informações, ao invés de nota pública. A população tem cobrado da gestão mais transparência sobre os casos.

Entendemos a postura adota, de não expor os pacientes infectados, uma vez que a exposição gera transtornos as pessoas que contraíram os vírus. Mas a administração há de se procurar, também, em atender as outras demandas informativas que um boletim epidemiológico deve trazer, como o faz outras administrações públicas, a exemplo da de Jequié, que publica, junto com os números diários de atendimento, outros dados que auxiliam na compreensão e acompanhamento do avanço da pandemia, a nível local.

O boletim com mais transparecia, fornecendo subsídios para que a população tenha acesso às ações de controle do coronavírus, assim como possa, também, acompanhar a evolução dos casos e suas respectivas recuperações, quando houver, poderá evitar críticas a Prefeitura e manter a comunidade bem mais informada, sem a sensação de apavoramento, num momento já considerado crítico.