Por determinação da Aneel, conta de luz dos baianos terá aumento agora em julho

A partir desse mês de julho, começa a vigorar para os consumidores baianos, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), um reajuste tarifário de 5,00% nas contas de energia em todo estado.

Esse aumento era para ser iniciado no dia 22 de abril passado. Entretanto, em função do gravíssimo cenário de calamidade pública causado pela disseminação do coronavírus, a Companhia de Energia Elétrica da Bahia (Coelba) solicitou e a Agência reguladora aprovou, que a aplicação das novas tarifas se iniciasse justamente agora. ”O efeito integral do reajuste, realizado pela Aneel, será atingido apenas no decorrer do próximo mês de agosto, quando todo o período de leitura contemplar as datas pós reajuste”, explica a Aneel.

Para a baixa tensão, que inclui os clientes residenciais, o efeito médio será de 4,85%. A variação maior será percebida pelos clientes atendidos em alta tensão, como as indústrias e o comércio de médio e grande porte, será de 5,38%. Por sua vez, a Aneel decidiu prorrogar até 31 de julho a proibição de cortes no fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento dos consumidores de todas as residências urbanas e rurais e os serviços considerados essenciais, como hospitais.