Órgãos públicos na Bahia passam a exigir comprovante de vacinação contra a Covid

Com a redução dos casos de infecção pelo coronavírus e o avanço da vacinação, diversos órgãos públicos estão retornando ao trabalho presencial, após longo período de atividades em home office. Com isso, as repartições passaram a exigir o comprovante de vacinação para entrar nos prédios públicos.

O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia baixou uma portaria proibindo o acesso de qualquer pessoa que não apresente o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

No Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) exige o cartão de vacinação apenas ao público externo. O agendamento dos serviços do órgão deve ser feito pelo site agendamento.tre-ba.jus.br. Para ser atendido é necessário apresentar o certificado emitido pelo aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde, ou o cartão de vacinação. Além disso, é obrigatório o uso de máscara de proteção facial.

O Tribunal de Contas do Estado foi outro órgão que retornou ao trabalho de forma 100% presencial. Somente as sessões da Primeira e da Segunda Câmara podem continuar no modelo ”híbrido”, quando parte dos participantes estão de forma virtual.

Apesar do retorno, estão mantidos os protocolos sanitários para evitar a disseminação da doença, como a obrigatoriedade do uso da máscara facial em todas as dependências do edifício-sede, instalação de dispensadores de álcool em gel 70% nos locais visíveis e de fácil acesso e do reforço de sanitização dos ambientes.