Município de Jaguaquara segue se destacando como o maior produtor de ”chuchu” da Bahia

A caixa com 23 kg, caiu para R$ 12,00. Foto: Marcos Frahm

O Brasil possui uma produção anual de aproximadamente 271.344 toneladas e chuchu, sendo o Espírito Santo o maior produtor, com 49.972 toneladas, seguido pelos Estados de São Paulo, com 44.134 toneladas, Rio de Janeiro, com 37.490, Bahia, com 33.967 e Minas Gerais, com 32.614 toneladas.

No Estado baiano, entre os municípios que produzem o chuchu, Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, se destaca como o maior produtor do legume. Não é fácil para o produtor manter a orientação técnica para a sua produção e pós-colheita.

Mas em Jaguaquara, os produtores encontram alternativas para a produção do legume que figura entre os ingredientes importantes da alimentação de muitas comunidades latino – americanos.

Produzido na área rural e encaminhado ao Mercado do Produtor – Ceasa, onde os hortifrutigranjeiros são comercializados e exportados para várias regiões do País o chuchu enfrenta queda no preço da caixa com 23 kg, R$ 12,00, nesta semana, praticado na Ceasa. A queda seria atribuída ao aumento da oferta no Município.