MP-BA se manifesta a favor de manter prisão preventiva de digital influencer Iuri Sheik

Iuri Sheik matou Willian Oliveira com tiro. Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) se manifestou a favor da manutenção da prisão preventiva do empresário e influenciador digital Iuri Santos Abraão, conhecido como Iuri Sheik. Ele está preso desde 2019, quando confessou em depoimento ter atirado no empresário Willian Oliveira.

O crime ocorreu em junho de 2019, durante os festejos juninos na cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. De acordo com o MP, o pedido de manutenção de prisão preventiva foi realizado no dia 13 de agosto pelo promotor de Justiça João Manoel Rodrigues. Não há detalhes de quando a defesa de Sheik solicitou o relaxamento de prisão, com o pedido da liberdade provisória dele.

Já o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), informou que o pedido do MP-BA foi protocolado em 14 de agosto e está concluso para que o juiz se manifeste. Ainda não houve manifestação da Justiça sobre o caso.

O CASO

William Oliveira foi baleado enquanto estava em uma festa, na noite do dia 23 junho de 2019, depois de uma discussão com o digital influencer. William foi socorrido, ficou internado por cerca de três dias e depois morreu.

Informações preliminares da polícia apontam que Iuri Sheik e William Oliveira discutiram após a vítima pedir que o influencer parasse de fazer manobras perigosas com o carro, conhecidas como ”cavalo de pau”, em uma via pública de Santo Antônio de Jesus.

A Polícia Civil disse também que, antes da confusão, a vítima teria negado o aperto de mão a Sheik, o que também teria contribuído para gerar o atrito entre os dois. Em seguida, segundo testemunhas, Iuri entrou no carro, pegou um revólver e atirou várias vezes contra William, que foi atingido por dois disparos no peito. Ainda segundo a polícia, ele fugiu do local sem prestar socorro.

Dois dias após o crime, em 25 de junho, Iuri chegou a postar uma foto em seu perfil no Instagram em que aparecia chorando, e uma outra imagem em que diz na legenda que se apresentaria. ”Toda versão existem dois lados. Logo mais vou me apresentar e contar realmente o que aconteceu”, escreveu.

Na época do crime, o Instagram dele tinha 288 mil seguidores. Na rede social, já compartilhou fotos com diversos famosos, entre eles os jogadores Neymar e Daniel Alves. No dia 26 de junho de 2019, momentos após confirmada a morte de William Oliveira, Sheik se apresentou, acompanhado de advogados, na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Salvador.

Depois, ele seguiu para o Departamento de Polícia do Interior (Depin), na Piedade, onde foi cumprido o mandado de prisão preventiva. De lá, foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde fez exame de corpo de delito e, em seguida, foi encaminhado para o Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. As informações são do G1