Maracás: Além de 10 respiradores, prefeitura conta com UTI Móvel para transferência de pacientes

Prefeito e secretária de Saúde apresentam UTI. Foto: Blog Marcos Frahm

O município de Maracás, no Vale do Jiquiriçá, que se destaca entre os demais que integram o território no que concerne a estrutura da saúde pública nesse período de pandemia, dispondo de 10 respiradores no Hospital Municipal Álvaro Bezerra é o único da região a contar com uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Móvel, que foi apresentada na tarde desta segunda-feira (3), em frente ao prédio-sede da Prefeitura, no Centro da cidade, pelo prefeito Soya Novaes (PDT), acompanhado da Secretária Municipal de Saúde, Darlene Rosa. ”Não é uma apresentação de inauguração, porque o veículo já está disponível para pacientes faz tempo, mas é um momento de enfatizarmos a importância dessa UTI, que nessa fase de pandemia tem nos ajudado na transferência de alguns pacientes e felizmente Maracás é uma das poucas cidades que possuem um equipamento que representa um avanço na saúde pública”, disse a secretária.

O prefeito reforçou o discurso da titular da pasta, tendo afirmado que a ambulância foi doada pela Largo Resources, proprietária da mina de vanádio Maracás Menchen, após sugestão de apoio feita pela gestão municipal.  ”Quando assumimos a prefeitura focamos na saúde, reformamos o hospital e pedimos o apoio da Vanádio, que tem sido parceira do município, para veículos e fez a doação da ambulância. Não é fácil manter a UTI Móvel, mas estamos cumprindo um compromisso e mantemos a equipe médica para o suporte necessário aos pacientes e com a Covid essa ambulância se tornou mais importante. Além disso, adquirimos com recursos próprios seis respiradores para o hospital, a Vanádio doou mais quatro e hoje temos dez disponíveis. Sem querer desmerecer nenhum colega prefeito, nenhuma cidade, mas a nossa é abençoada e está estruturada”, explicou o prefeito.

A secretária de saúde concluiu relatando que ”uma das complicações da Covid-19 é a insuficiência respiratória, já que a pessoa pode ter pneumonia viral ou bacteriana, comprometendo os pulmões. Nesses casos, os respiradores são importantes para dar suporte de ventilação ao paciente, aumentando a possibilidade de sobrevida, mas graças a Deus não estamos precisando utilizar eles no momento e seguimos trabalhando para diminuir a cada dia a taxa de contaminação em Maracás”.

Conforme o último boletim epidemiológico, foram confirmados, desde o início da pandemia, 261 casos da doença, com 196 curados e 59 encontram-se ativos. O número de óbitos é de 06. Para conter o avanço do vírus, a Prefeitura implantará, a partir de amanhã (5), a restrição da circulação de pessoas / toque de recolher. Em novo decreto, Maracás autoriza os estabelecimentos não essenciais funcionando até às 12h e os essenciais em horário normal. Bares e academias permanecem fechados.