Jerônimo afirma que Bolsonaro ”abandonou” a Bahia e diz que recuperar BRs é essencial

Candidato em campanha na Chapada. Foto: Ascom / Jerônimo Rodrigues

Candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) prometeu priorizar a duplicação e requalificação das rodovias baianas, caso seja eleito no segundo turno, e disse já ter conversado sobre o tema com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também disputa um novo mandato na Presidência da República. As declarações se deram neste domingo (9), em atividade de campanha na Chapada Diamantina, onde ele passou pelos municípios de Novo Horizonte e Ibitiara.

”Um dos meus objetivos enquanto governador será conectar toda a Bahia, essa medida irá facilitar o transporte, os empresários, o turismo, a geração de emprego e renda e a qualidade de vida de forma mais geral. Eu já conversei e vou reforçar o pedido ao presidente Lula após sentar na cadeira de governador, as BRs baianas precisam de atenção e cuidado, o nosso governo está cuidando das rodovias federais, o governador Rui Costa se encarregou disso, já que o atual presidente abandonou completamente a Bahia”, disse Jerônimo, criticando a administração do presidente Jair Bolsonaro (PL) e prevendo melhorias se Lula for eleito.

”Nós vamos mudar a cara das nossas BRs. Vamos pedir a duplicação de trechos da BR-116, BR-101. Buscar uma terceira faixa ou uma duplicação ali na BR-242. Trabalharemos pela requalificação das BRs 020, 030, 122, 235, 349 e 430”, prometeu o candidato, afirmando ainda que se eleito também vai investir na ampliação dos aeroportos estaduais de Feira de Santana, Barreiras, Porto Seguro e Jequié, iniciar e finalizar a ponte Salvador-Itaparica, além de modernizar e requalificar os terminais hidroviários baianos.

”Nós faremos sim um investimento grande em questões de infraestrutura, transporte e mobilidade, mas isto não significa que iremos agir ignorando a questão ambiental. O avanço que iremos proporcionar não exclui os nossos cuidados e a nossa política de preservação ambiental. Eu irei trabalhar para que a Bahia seja referência nesta questão, teremos os investimentos mais estruturais, contudo iremos atuar fortemente na questão de meios de transporte não poluentes, incentivando e proporcionando condições para a utilização e popularização”, disse Jerônimo Rodrigues.

Na ocasião, o petista provocou ACM Neto (União Brasil), pelo o adversário criticar a construção da ponte Salvador-Itaparica. ”Eu jamais vou entender por qual motivo o ex-prefeito é contra o desenvolvimento da Bahia. Quer dizer, talvez seja saudade do atraso e do abandono que o grupo dele proporcionou ao nosso estado durante 40 anos. Eu reafirmo aqui: meu compromisso é concluir a ponte Salvador-Itaparica, uma obra necessária e que só trará desenvolvimento para o nosso estado. A construção da ponte tem impacto direto e indireto em 250 municípios, serão mais de 6 mil empregos diretos, além dos impactos que causará no turismo, no transporte e no comércio das cidades”, disse o ex-secretário de Educação da Bahia.