Jaguaquara: Debate colocou cara a cara os candidatos à prefeitura

Fotos: Blog Marcos Frahm

O Colégio Estadual Pio XII promoveu nesta sexta-feira (14), com retransmissão das rádios 104,9 Itiruçu FM e Rádio Povo AM, o debate dos prefeituráveis, com as presenças dos candidatos Ricardo Leal (PT), da Coligação Jaguaquara, o Futuro é Agora, Sara Helem (PSDC), da Coligação Coragem Prá Mudar, e Giuliano Martinelli (PP), da Coligação Pra Frente Jaguaquara. Iniciado às 16h pelo radialista José Carlos Morais, o debate foi subdividido em 10 blocos e teve mais de duas de duração. No primeiro bloco os candidatos fizeram as suas autoapresentações, destacando perfil e justificando o porquê de ser candidato a prefeito de Jaguaquara. Os prefeituráveis não fizeram perguntas entre si e apenas responderam a perguntas elaboradas pela produção do debate. 

Os postulantes ao cargo de Chefe do Executivo trocaram farpas indiretamente. O candidato Ricardo Leal procurou nas suas intervenções associar o candidato Giuliano Martinelli com a atual administração do município. Por sua vez, o candidato Giuliano fez a sua defesa afirmando que não cabe é tarefa dele administrar a Prefeitura na atual gestão. A candidata Sara Helem alfinetou o PT local e a administração municipal, recebendo críticas indiretas do petista Ricardo Leal. O tempo do debate foi o suficiente para todos os prefeituráveis apresentar suas propostas de governo para o eleitorado jaguaqarense.

O debate foi acompanhado de perto por trabalhadores da área educacional, alunos do Colégio Pio XII, representantes das três coligações partidárias, da Justiça Eleitoral, Ministério Público Eleitoral e da imprensa, com exceção do Blog Marcos Frahm, que após ter acesso ao local a convite da Polícia Militar, teve de se ausentar por ter recebido da direção da instituição de ensino a informação de que alguns dos membros da comissão organizadora, demonstrado-se antidemocráticos, não permitiam a cobertura jornalística por parte da mídia eletrônica, sites, blogs ou portais de notícias no evento. Mas, apesar do veto, que deixou transparecer que houve interesses partidários, o BMF, que é hoje um dos blogs mais bem conceituados e acessados da Bahia, com matérias reproduzidas constantemente pelos principais veículos de comunicação de massa, fez um rápido registro sem prejudicar o debate. A imprensa apenas noticia os fatos, quem decide a eleição é o eleitor, no dia 7 de outubro. Esse blog é livre e independente.  Esse blog é um blog que não tem rabo preso com ninguém, muito menos com os candidatos.